segunda-feira, 10 de maio de 2010

Com investimentos superiores a 14 mil reais e grande procura da população Secretaria do Trabalho do lança curso profissionalizante


Jovens, adultos e idosos de Ibiporã estão aprendendo gratuitamente os segredos da confeitaria e da gastronomia.
Uma oportunidade única de profissionalização e sem duvidas em uma área que o mercado demanda de muita mão-de-obra.
O Curso de padeiro e confeiteiro é oferecido pela prefeitura municipal através da Secretaria do Trabalho e mais de 20 pessoas de todas as idades estão tendo novas perspectivas de negócios e emprego com o aprendizado.
Segundo a secretária do trabalho Lourdes Narciso, o investimento do governo municipal para a realização do curso foi de R$ 14.500,00. "Esse tipo de qualificação aprofundada é uma formação para os participantes mudarem mesmo a sua cultura, sua atitude, saberem como se portar como profissionais de gastronomia e com isso ganharem em auto-estima", ressaltou Lourdes.
O curso é ministrado pelo instrutor Antônio Rodrigo, do SENAI/Londrina. Para o instrutor que é formado em gastronomia o ensino vai além de receitas de pães, “o curso formará verdadeiros "experts" em produtos de confeitaria, que têm alto valor agregado, grande aceitação junto às pessoas e maior retorno financeiro que a fabricação de pães”.
Dinorah Ribeiro Batista, 68 anos, é uma das participantes do curso e para ela é de grande importância esse aprendizado, “me sinto muito feliz em ter sido classificada para participar do curso, adoro a cozinha e esta é uma oportunidade de especialização, pois trabalho com a venda de salgados há algum tempo, com o qual sustento um filho especial”, e quando perguntada sobre a idade ideal para aprender um novo oficio ela responde dando risada, “a minha, já pensou eu com quase 70 anos no meio dessa garotada aqui, a cada dia eles me ajudam mais e mais, não existe idade especial para aprender algo novo” completa Dinorah.
As aulas acontecem toda as segundas, quartas e quintas-feiras à tarde, no Centro de Qualificação Profissional (CQP) e algumas das aulas práticas acontecem na padaria da Escola de Formação e Cidadania da APMIF. O curso é de longa duração, com 200 horas e prossegue até 14 de julho.
O jovem Jean Menezes, de apenas 17 anos ressalta a importância do curso em sua formação profissional, "é muito legal ter essa oportunidade de aprender receitas interessantes de confeitaria, com certeza esse curso será um diferencial para eu conseguir um bom trabalho na área", ressalta Jean.
Vale lembrar que a realização é da Secretaria Municipal do Trabalho, em parceria com a associação de proteção a maternidade, infância e família (APMIF), de ibiporã.

Nenhum comentário: