quinta-feira, 10 de junho de 2010

Imagens mostram padre Silvio Andrei sendo empurrado por policiais


Liberadas pela Justiça, imagens do circuito interno da Delegacia de Ibiporã mostram ainda policiais impedindo o padre de vestir as calças

Imagens do circuito interno da Delegacia de Ibiporã, cujas JL teve acesso nesta quarta-feira (9), mostram o padre Silvio Andrei, detido nu e com sinais de embriaguez no dia 16 de maio, sendo empurrado por policiais. Nas imagens, liberadas do segredo de Justiça a pedido da defesa do religioso, apontam que o sacerdote foi impedido de vestir as calças. Em depoimento, realizado pela manhã, os policiais negaram qualquer abuso ou agressão.

Segundo as imagens, o padre Silvio é conduzido à delegacia, somente com uma camisa, levado a uma sala onde não há visão da câmera. Alguns minutos depois, o preso é empurrado para fora da sala e, antes de bater com a cabeça em uma grade, leva outro empurrão, de menor intensidade, de um policial. O sacerdote foi algemado com os braços para trás e teve um dos tornozelos algemado em uma grade da cela. Diversos policiais se movimentam nesta sala. Alguns deles fotografaram e filmaram o religioso somente com a camisa enquanto outros preenchiam documentos.

Um dos policiais, minutos depois, tira as algemas da mão do padre e desprende-o da cela, sem retirar as algemas do tornozelo. Neste momento, o religioso recebe uma cueca. Mais tarde, calças lhe são entregues, mas o padre é impedido de vesti-las. Outro policial retira a vestimenta das mãos do padre, que estava prestes a vesti-la, e coloca em uma mesa ao lado. Foi neste momento que chegaram, segundo as imagens, duas equipes de televisão e iniciaram as gravações do padre somente vestindo camisa e cueca. Em todos os momentos em que é filmado ou fotografado por policiais ou repórteres, Andrei vira de costas.

“Tem um momento que seis policiais estão na cela, com o padre algemado. Sem reação, colocaram algemas nos tornozelos dele. Precisa disso?”, questionou o advogado de defesa, Walter Bittar. De acordo com ele, a não reação do padre ao que ele chama de agressões psicológicas demonstra o sentimento de humilhação do sacerdote. Pelas imagens, os policiais impediram o padre de vestir as calças minutos antes de permitirem duas equipes de televisão de fazerem imagens. “Não há necessidade de ficar fotografando, filmando e deixar o padre sem roupa”, disse o advogado.

A reportagem do JL conversou com o delegado Marcos Belinati, responsável pelo inquérito, antes de ter acesso às imagens. Segundo ele, os policiais disseram não ter havido abuso. “Eles negaram que houve qualquer abuso e qualquer tipo de agressão física ou verbal”, afirmou o delegado. Nesta quarta-feira, foram ouvidos depoimentos de pelo menos dois policiais militares. Outro deve prestar depoimento nesta quinta-feira (10). “Eles confirmaram a versão apresentada no momento da prisão do padre, aquela situação de embriaguez”, disse.

A expectativa do delegado é concluir o inquérito que investigar embriaguez ao volante, corrupção ativa e ato obsceno por parte do padre, nesta semana, e o inquérito que investiga o abuso policial no início da semana que vem. A partir daí, o relatório será encaminhado à promotoria, que tomará as medidas cabíveis.

Depoimento do padre

O padre Silvio Andrei admitiu em depoimento à Polícia Civil de Ibiporã, na no dia 27 de maio, que estava dirigindo alcoolizado na noite em que foi preso, em 16 de maio. A polícia ouviu depoimento do padre no inquérito que investiga suposto abuso policial na prisão dele, mas o depoimento pode ser anexado no inquérito que apura os crimes do sacerdote.

Reportagem : JL - Fábio Luporini

Nenhum comentário: