segunda-feira, 7 de junho de 2010

Ibiporã realiza a 34º Festa Junina municipal


A 34ª Festa Junina de Ibiporã começou no ultimo sábado, dia 05, com uma programação para toda a família. A festa acontece na Praça Pio XII e se estende até dia 13 de junho.
Durante a festa haverá muita comida típica, quadrilha, atividades culturais e shows todas as noites. Serão nove dias consecutivos de muita festa.
Segundo o Diretor Presidente da Fundação Cultural de Ibiporã, Júlio Dutra, a seleção das bandas foi com o intuito de valorizar os talentos locais, “tentamos agradar a vários gostos e priorizamos fazer a festa com a prata da casa, com nossos artistas mesmo”, e completa convidando a todos a prestigiar o artesanato local, “nos nove dias de festa o Centro do Artesanato ficará aberto das 13h às 22h”.
A Festa Junina de Ibiporã já se tornou tradição, é o evento festivo mais esperado pela comunidade e este ano receberemos representantes do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), pois Ibiporã está na Rota do Café como cidade turística.
Dona Dejanira Ferreira é moradora de Sertanópolis e todo ano é presença confirmada na festa, segundo ela a festa é feita para toda a família, ”dá até pra trazer as crianças, todos os anos estamos por aqui”, e quando perguntada sobre o que ela mais gosta, “gosto de tudo, da comida, da musica, adoro o quentão e se eu vier aqui e não tomar o quentão é como se não tivesse vindo”, completa Dejanira Ferreira.

História da festa Junina

Para entrar de cabeça nas comemorações, é importante você saber de onde vem essa história. Tudo começou há muito tempo. E não foi no Brasil. Antes mesmo do nascimento de Cristo, havia rituais para comemorar o solstício de verão no Hemisfério Norte, ou seja, o dia mais comprido e a noite mais curta do ano, que lá ocorre em junho e marca o início da estação. Os rituais tinham por objetivo promover a fertilidade do solo, o crescimento da vegetação e a fartura das colheitas. No século VI, o dia 24 de junho passou a ser comemorado em homenagem a São João Batista, e o período recebeu o nome de Festa Joanina. Os dias de Santo Antônio (13 de junho) e de São Pedro (29 de junho) foram incorporados às comemorações a partir do século XIII, na Espanha, na França, na Itália e em Portugal. Foram os colonizadores portugueses que trouxeram o costume para o Brasil e o difundiram entre os índios. Com a vinda da família real portuguesa, em 1808, a festa retomou as características originalmente aristocráticas.

Nenhum comentário: