segunda-feira, 26 de abril de 2010

Projeto Cozinha Brasil ensina a aproveitar os alimentos



Na última semana dezenas de profissionais que trabalham na área da alimentação em Ibiporã tiveram a oportunidade de aprender mais sobre aproveitamento dos alimentos e o preparo de refeições com grande valor nutricional a baixo custo.

Em uma tenda montada ao lado de um ônibus itinerante, do SESI, que percorre o Brasil ensinando às pessoas práticas corretas e econômicas na cozinha.

Para o empresário Julio Aquiles é muito importante iniciativas como essas, “Hoje estou aqui junto com meus três funcionários e tenho certeza que o aprendizado desse curso não ficará só dentro do nosso restaurante, em suas casas eles terão uma alimentação mais saudável também”.

Na abertura dos cursos o prefeito José Maria ressaltou a importância de se aproveitar o melhor possível os alimentos e se evitar o desperdício.

Segundo i instituto Akatu, 1/3 de tudo que você compra vai direto para o lixo, em uma pesquisa realizada e 2009 pelo instituto em parceria com um grande fabricante de alimentos, e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimam o descarte de 20% a 40% do consumo doméstico de alimentos perecíveis.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, (FAO, sigla em inglês), estima que anualmente desperdiçamos 26 milhões de toneladas de alimentos no Brasil. O montante seria suficiente para alimentar 35 milhões dos cerca de 72 milhões de brasileiros, segundo o IBGE, em situação de insegurança alimentar.

Aproveitar integralmente o alimento é uma recomendação que a pedagoga Adriana Abreu sempre segue, ela é mãe de dois adolescentes e admite que só se deu conta do tamanho do desperdício de alimentos em sua casa quando tirou férias e começou a cuidar pessoalmente das compras e do cardápio, por isso resolveu participar do curso. Aos risos ela diz, “já fiz suco de cascas e até bolo de casca de melancia”.

Segundo a assessoria da prefeitura, por meio do programa, estão oferecidos gratuitamente os cursos "Agente de Educação Alimentar" e "Educação Alimentar Nutricional" (num total de 125 vagas).

Os interessados devem procurar a Agencia do Trabalhados de Ibiporã, na Avenida Dom Pedro II, 294, ao lado da Praça Pio XII.

Um comentário:

maisriana disse...

Tenho INVEJA do jeito que você escreve! Você é FODA, Bi!
Te amo!

Adorei o tema! Alimentação sustentável, desenvolvimento, cuidados com o meio ambiente, tudo é extremamente interessante!
Parabéns!

Beijo!