quarta-feira, 10 de março de 2010

Na Rota do Café, Ibiporã aumentará os negócios e turismo local


Fundação Cultural de Ibiporã já prepara o ‘Musical do Café’, espetáculo para receber os turistas

O projeto Rota do Café levará os turistas a percorrer varias cidades para conhecer antigas fazendas e torrefações, pousadas, centros culturais e lojas. Uma iniciativa do Sebrae Paraná que pretende estimular o turismo rural e proporcionar oportunidades ao agronegócio e com isso agregar renda as pequenas propriedades da região.
Uma das cidades do roteiro é Ibiporã (14 km de Londrina), onde os turistas vão conhecer atrações o futuro Museu do Café, que será montado dentro do prédio da Estação Ferroviária. O local esta sendo totalmente revitalizado para se transformar em um centro histórico, cultural, social e de lazer.
A Propriedade de Gleisi Dias Calegari também esta no roteiro. Para ela “esse projeto alem de impulsionar a renda da comunidade, vem trazer novos conhecimentos para todos, pois passamos por treinamentos do Sebrae para darmos um atendimento diferenciado aos turistas que aqui passarem”.
A Rota do Café não vai apenas movimentar a zona rural da cidade e sim aguçar a criatividade de músicos, pintores, atores e produtores de teatro, pois serão estimulados a mostrar sua arte. O “Musical do Café” é um espetáculo exclusivo criado para os turistas. "Estamos fazendo um regaste histórico e o musical Dança do Café vai envolver dança e música. Estamos estruturados para o turismo", explica Sandra Moya, secretária de Cultura e Turismo e vice-prefeita de Ibiporã.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), Julio Dutra, o Sebrae quer que o espetáculo já esteja pronto até o mês de junho, para que possa ser apresentado como um dos atrativos da Rota do Café. "Este musical conta a história do café e a sua chegada ao Norte do Paraná, onde foi decisivo para o rápido desenvolvimento da região", informa Dutra.
Segundo ele, o musical terá a colaboração de todas as áreas artísticas da Fundação e também abrirá oportunidade para quem é de fora e gosta de cantar, dançar e encenar.

Nenhum comentário: