sábado, 30 de outubro de 2010

Graças a conscientização denúncias de abuso sexual estão aumentando


No ano de 2010 foram registrados em Ibiporã, do mês de janeiro a outubro, nove casos de estupro ou de abuso sexual, tendo como média de um caso por mês. Os casos são encaminhados pela Polícia Civil, ao Conselho Tutelar da cidade.

Os conselheiros tutelares de Ibiporã, Damião e Cleverson, dizem que o aumento das denúncias de casos é devido a conscientização dos pais. “Há três anos que estamos trabalhando a questão das denúncias e os pais ou responsáveis pelas crianças, estão trazendo a tona os casos de abusos”, comentou Damião e Cleverson.

Eles também dizem que muitas mães não denunciam, por medo de prejudicar quem sustenta a casa. “As vezes o abusador é o pai ou padrasto. As mães não levam os casos a conhecimento da polícia, porque não querem perder a pessoa que mantém financeiramente a casa”, disseram os conselheiros.

O Conselho Tutelar trabalha em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que realiza ações de assistência à vítima de abuso sexual, que na maioria das vezes é crianças.

As denúncias poderão ser feitas através do telefone do Conselho Tutelar, que é o 3178 0212, ou pela Ouvidoria dos Direitos Humanos de Brasília, pelo nº 100. Ouça no áudio abaixo a entrevista completa do repórter JD, com os conselheiros tutelares, Cleverson e Damião.

Fonte : tudoibipora.com.br

Nenhum comentário: