quinta-feira, 22 de julho de 2010

De Astorga para o Brasil: Chitãozinho & Xororó completam 40 anos de carreira


De Astorga para o Brasil: Chitãozinho & Xororó completam 40 anos de carreira

José de Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou simplesmente Chitãozinho & Xororó; os irmãos naturais da cidade de Astorga, aqui no Paraná, realizaram na noite dessa terça-feira (20), um coquetel em homenagem aos 40 anos da dupla Chitãozinho e Xororó, na cidade de Campinas. Pouco mais de 700 convidados, entre cantores sertanejos, pessoas do meio artístico e amigos da dupla, estiveram presentes na casa de campo do hotel The Royal Palm Plaza.
Cantores como Daniel, Fernando e Sorocaba, César Menotti e Fabiano, Zé Henrique e Gabriel, Rionegro e Solimões e Bruno e Marrone compareceram, assim como o apresentador Ratinho, que sempre foi bastante ligado à música sertaneja.
Durante a homenagem, a dupla subiu ao palco e cantou "Evidências" e "Fio de Cabelo", acompanhada da Família Lima. Antes de descerem, receberam o título de honra ao mérito do prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos.
Xororó falou sobre a sensação de completar 40 anos de carreira, e afirmou que ele e seu irmão se consideram pessoas de muita sorte: "O que nós conquistamos foi muito além do que nós imaginávamos. Eu costumo dizer que a gente realizou muitos sonhos que a gente nem chegou a sonhar. Eu e o Chitão temos muita consciência de que nós fomos e somos dois caras de muita sorte. Nesses 40 anos, nós tivemos que fazer muitas escolhas, e tudo isso que a gente vê aqui hoje, mostra que a gente soube fazer a escolha certa."
Chitãozinho reitera a ideia de Xororó, e cita o fato de a dupla ter feito parcerias com artistas que eram seus ídolos: "quando a gente era pequeno e as rádios tocavam de tudo, a gente ouvia Roberto Carlos e Bee Gees, nós éramos jovens, todo mundo gostava. Vinte anos depois, nós estávamos cantando com os Bee Gees e com o Roberto Carlos. A gente só tem o que agradecer."

Três DVDs e mais homenagens
Antes do início do evento, Chitãozinho e Xororó receberam a imprensa para anunciar o cronograma de comemorações dos 40 anos de carreira, já divulgado dias atrás via assessoria de imprensa, que traz a gravação de três DVDs: um ao lado de nomes da nova geração, um só com artistas da geração da própria dupla, e outro com diversos nomes da música brasileira que já cantaram com eles, como Fafá de Belém, Jair Rodrigures e Roberto Carlos.
Além dos DVDs, na próxima quinta-feira (22), a dupla se apresenta ao lado do maestro João Carlos Martins e da Orquestra Bachiana Filarmônica, no Via Funchal, em São Paulo.
Ainda durante a coletiva, foi anunciado para o dia 26 de setembro o "Campinas Country Music", evento com diversos nomes da nova geração da música sertaneja no qual também será feita uma homenagem à dupla.
Além dos eventos, os irmãos confirmaram que será produzido, em parceria com a Rede Record, uma espécie de documentário sobre os 40 anos de carreira, com a intenção de ser exibido no final desse ano.
O coquetel teve início às 20 horas, com a exposição de objetos da dupla, como roupas, premiações e discos. Cerca de 700 fotos foram exibidas em televisores distribuídos pelo local, todas pertencentes ao acervo da fotógrafa Rosa Marcondes, que possui aproximadamente 100 mil imagens da dupla.
Duas horas depois do início do evento, a Família Lima subiu ao palco para tocar três músicas e deu espaço para que o ator Raul Gazolla, mestre de cerimônias, iniciasse as homenagens.
O ator, por pouco mais de uma hora, narrou a história das duas crianças nascidas em Astorga, no Paraná, que se transformaram em um dos maiores fenômenos da música brasileira. Entre as falas de Gazolla, videos com declarações foram exibidos, como a de Geiraldo Meirelles, apresentador de televisão que sugeriu o nome Chitãozinho e Xororó, e do cantor Luan Santana.
Por volta das duas da manhã, quando os anfitriões já haviam ido embora, os sertanejos que ainda se encontravam no local, como Marrone, Jorge, João Bosco e Durval e Davi, subiram ao palco e cantaram até o fechamento da casa.
Em 40 anos de carreira, Chitãozinho e Xororó gravaram mais de 400 músicas e venderam 35 milhões de discos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Diminui número de eleitores entre 16 e 18 anos


O número de eleitores entre 16 e 18 anos diminuiu pela primeira vez em eleições gerais desde o pleito de 1998. Em 2010, 2,391 milhões de jovens com voto facultativo estão registrados, contra 2,566 milhões cadastrados para as eleições de 2006, uma queda de 6,81%, de acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.
Entre as eleições presidenciais de 2006 e as municipais de 2008 houve um aumento de quase 14% no eleitorado jovem, e o número chegou a 2,923 milhões. Assim, no comparativo com a última eleição realizada no país, a queda da participação de jovens no pleito de 2010 chega a 18,2%.
A faixa etária que mais colaborou para a diminuição foi a de jovens de 17 anos, a pior desde 1994, ano no qual, pela primeira vez, o Tribunal Superior Eleitoral registrou os eleitores por idade nas eleições gerais. Em 2010, 1,1 % do eleitorado está nessa faixa etária, contra 1,34% em 2006, 1,37% em 2002, 1,23% em 1998, e 1,55% em 1994.
O próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não sabe o que causou a redução. “É difícil estabelecermos o que causou essa diminuição, precisamos fazer um estudo para determinar isso”, disse Sérgio Cardoso, assessor-chefe da corregedoria do tribunal. “O decréscimo não é tão significativo, não parece que é um desinteresse generalizado”, afirmou Giseppe Janino, secretário de Tecnologia da Informação do TSE.
O número de jovens eleitores é quatro vezes menor que o de outro grupo de eleitores que também tem voto facultativo: os idosos acima de 70 anos. Neste ano, 6,2% do eleitorado está acima dos 70 (4,6% entre 70 e 79 e 2,32% acima de 79 anos).
Agora pensem comigo, porque será essa queda?